| | |

As cores na decoração 1

Cores harmonicas
Uma das formas de analisar o uso de cores em um ambiente é observando-se o Esquema de Cores usado, isso é, a característica do conjunto de cores usado.
Como a cor é um item de muito peso e importância na decoração, podemos considerar cada uma das cores usadas como um elemento, mais um ponto de interesse. Sendo assim,restringir a quantidade de cores diferentes em um ambiente (ainda mais quando ele é pequeno) é uma boa medida para evitar “excesso de informação”, sensação de “bagunça e desconforto visual.
Os esquemas podem ser harmônicos ou contrastantes. Este último sempre faz com que a atenção se volte para as cores do ambiente. Elas se tornam um foco de atenção. No esquema harmônico as cores são atores mais secundários, permitindo que outros elementos sejam o foco de atenção do ambiente. Vou falar dos esquemas Harmônicos neste post.
Podemos ter ambientes com esquema:


- Acromático : Que usa branco, preto e/ou tons de cinza. Neste esquema é importante o uso de texturas e padronagens, para dar mais interesse ao conjunto. Veja nos exemplos abaixo o uso do desenhos (quarto de bebê), persianas (banheiro) e diversas texturas (na sala).


- Neutro: Que usa areia, crus, creme, bege. Cria uma atmosfera aconchegante e também deve-se usar texturas e padronagens para enriquecer. Veja nos exemplos abaixo o uso de texturas diferentes e de itens coloridos que se tornam o ponto focal do ambiente.




- Monocromático: Quando é usada somente uma cor, acrescida de branco, preto ou cinza. Se usamos esta única cor em diferentes intensidades (azul claro, médio, escuro, por exemplo) , temos o Tom sobre Tom. É um esquema harmonioso que pode ser aconchegante ou até dramático, dependendo da escolha e intensidade das cores usadas.












0 Response to "As cores na decoração 1"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...