| | |

Jogos Olimpicos de Beijing 2008





Jogos Olimpicos de Beijing 2008
A contagem decrescente para o início da cerimônia foi feita por 2008 tambores tocando o fou, um antigo instrumento de percussão chinesa, num impressionante espectáculo de sincronia que deu passagem a um número enorme de figurantes, luzes, fogos de artifício e música. Um total de 70 mil pessoas participaram na festa de mais de três horas, com a presença de nove mil soldados e colaboração de quase 2,5 mil voluntários. O show produzido pelo famouso director de cinema Zhang Yimou não decepcionou os 91 mil espectadores presentes no estádio olímpico conhecido como "Ninho do Pássaro", e todos participaram conjuntamente com os figurantes na arena, agitando lanternas e bandeirolas e aplaudindo entusiasticamente a cada uma das atracções. A maior ovação, no entanto, foi para o gigantesco globo do mundo que representava o lema desses Jogos, "Um mundo, um sonho". A esfera de 16 toneladas surgiu do solo do estádio com 58 equilibristas vestidos com trajes de luzes correndo pelos nove anéis que a compunham.
Quatorze mil figurantes participaram na produção que celebrou as quatro principais invenções chinesas: a pólvora, o papel, a imprensa de tipos móveis e a bússola, e evocou algumas de suas principais atracções turísticas, como a Praça de Tiananmen (Paz Celestial), a Grande Muralha e os soldados de terracota de Xian.
Depois do majestoso espetáculo, teve início o desfile das delegações dos 204 países em torno do estádio. A Grécia, berço histórico dos Jogos Olimpicos, abriu o desfile e foi seguida pela Guiné, Guiné-Bissau e Turquia, ordem estabelecida pelos caracteres chineses do nome de cada país. A delegação Portuguesa desfilou cerca das 15h50, Nelson Evora foi o porta bandeira, os atletas acenaram com cachecois com a palavra Portugal escrita em Português e Mandarim. A delegação chinesa encerrou a apresentação dos atletas com quase todos os espectadores de pé a saudarem a delegação chinesa, são candidatos ao maior numero de medalhas destornando assim os Estados Unidos.
Será sem duvida a maior transmissão televisiva de sempre, cerca de 7 mil milhões de telespectadores irão ver os Jogos Olimpicos de Beijing 2008

0 Response to "Jogos Olimpicos de Beijing 2008"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...